BLOG

O que é o Mestrado?

Introdução 

Mestrado é o grau acadêmico que se segue à graduação, Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia.

MBA

O Mestrado em Administração de Empresas (em inglês Master in Business Administration), apesar do nome, é considerado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que substituiu o Conselho Federal de Educação, apenas uma especialização (pós-graduação lato sensu). As especializações não se submetem à avaliação sistemática da CAPES, mas a uma apreciação menos aprofundada, por parte do MEC. Indicadores seguros da regularidade do curso são a prova do
credenciamento institucional e a declaração que o curso atende os requisitos enumerados pela Resolução CNE/CES nº 001/07.

O Mestrado em Administração de Negócios é um grau acadêmico nível mestrado destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas. Difere do MBA (Master of Business Administration) acima, que traduzindo também significa mestrado em administração de empresas. Apesar do MBA ter grau de “mestrado” em diversos países, no Brasil ele é enquadrado como “Especialização”, ou seja, uma “Pós-graduação Lato Sensu”. Quem o obtém, portanto, não tem o título de Mestre reconhecido no Brasil.

Lato e Stricto Sensu

No Brasil, a Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, define a diferença entre as duas modalidades de pós-graduação no Brasil. É no artigo sexto da resolução acima que é definido:

Art. 6º Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução.

§ 1º Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes.

Este parágrafo foi revogado pela Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007.

Mestrado profissional

A denominação Mestrado Profissional e o curso são formalizados pelo MEC. Sendo o curso igual ao mestrado acadêmico em seus conceitos e no trato de pesquisas, mas diferente no aspecto financeiro, pois o aluno paga para realizá-lo, até mesmo em universidade públicas. O objetivo e a forma de condução deste curso são orientados para o estudo e a solução de problemas reais do ambiente organizacional. O trabalho acadêmico para obtenção do título de mestre profissional é uma dissertação com defesa diante de uma banca, como no mestrado acadêmico, mas com viés profissional e corporativo no seu conteúdo. Portanto, deve ser demonstrada neste trabalho a competência do mestrando em defender sua pesquisa de resolução de problemas reais utilizando os métodos e técnicas atuais. Destina-se a profissionais experientes que atuam em empresas ou instituições públicas e que manterão suas atividades durante o curso. Por isto, este curso tem horários especiais, geralmente, todas as sextas e sábados. Em princípio é um curso terminal e, apesar de ser possível a continuação dos estudos, não é aconselhado para quem deseja prosseguir os estudos optando pelo doutorado. No entanto, não há restrições na seleção do doutorado para mestres profissionais.

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa. A área de conhecimento é bem focada e constitui-se em um subconjunto da área profissional (aquela estudada em todo um curso de graduação). Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolver trabalho autônomo. Este trabalho caracteriza-se pela busca de referências, métodos e tecnologias atuais e sua aplicação de forma criativa. Espera-se também, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada, principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É desejável a publicação ou submissão de artigo(s), em reconhecidas revistas especializadas e anais de congressos, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s